Matéria Infonet- Educação 20/09/2011
“A greve permanece”, diz o sindicalista do IFS |
Cerca de 700 servidores federais permanecem em greve até decisão da reunião nacional |
Os servidores técnicos e docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) continuaram com a greve até o resultado da reunião Nacional da Categoria, que acontecerá em Brasília, no próximo sábado, 24, às 9h. Segundo orientação do comando nacional da greve, os profissionais deverão retornar as atividades a partir do dia 26 de setembro.
Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Federais da Educação Básica Profissional Tecnológica do Estado de Sergipe (Sinafese), José Jackson do Amor Divino, em Sergipe apenas os servidores administrativos permanecem trabalhando. “Temos 60 dias que decretamos a greve em Sergipe, não vamos recuar. Iremos aguardar decisão de todas as bases estaduais, que se reunirão sábado [24], para depois decidir o nosso futuro”, afirmou.
Continuou ainda o sindicalista. “Podemos suspender a greve porque as negociações não vem avanço com o Governo. O Ministério do Planejamento não abre dialogo com o sindicato que estão em greve, por isso podemos suspender a paralisação para negociarmos os ajuste salariais da categoria”, destacou ao dizer que caso a negociação não evolua a greve pode voltar.
Reivindicação
O Sinafese cobra do Governo Federal um reajuste de 14,86% para cobrir a defasagem salarial de 2010 e 2011, além da contratação dos efetivos aprovados no último concurso público e o fim dos professores substitutos. Em Sergipe estão paralisadas as instituições de Aracaju, São Cristovão, Lagarto, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória e Estância no total de mais de 700 servidores.
Por Danilo Cardoso
©Infonet- Todos os Direitos Reservados